Pular para o conteúdo principal

MAIS DA FASHION WEEK DA ARQUITETURA E COSTRUÇÃO

Vamos falar um pouco sobre Cobogós. 
Os cobogós, tão usados em construções nas décadas de 50 e 60 estão em alta novamente. Os Arquitetos e Designers vem redescobrindo este elemento tão versátil e alegre.
Criado por três engenheiros de Recife: Amadeu de Oliveira COimbra, Ernest August BOeckmann e Antônio GÓis -  daí o nome COBOGÓ - surgiu para amenizar as altas temperaturas daquela região, trata-se de um elemento vazado que tem como função dividir ambientes sem tirar totalmente a visão e a claridade. Da sua criação, um elemento simples de cerâmica com uns furos aos dias de hoje bem elaborados e diversificados foi se tronando mais requintado tornando inclusive como opção sustentável. 
Pode ser utilizado tanto em áreas internas como externas e dependendo do local torna-se a vedete, o centro das atenções.
Apresentam-se em diverso desenhos, geralmente geométricos como também variados materiais cerâmicos, cimentícios, madeira ou em argila e com cores que vai de tons neutros até a cores vivas e alegres ajudando na construção  de projetos modernos e contemporâneos.
Em ambientes muito grandes tem a função de setorizar ou mesmo fazer divisões sem 'pesar' visualmente, equilibrando a incidência de luz. Para ambientes menores faz a divisão com personalidade. 
Sem dúvida é um elemento bem coringa.



A dimensão padrão de um COBOGÓ é de 35 x 35 x 06 cm. mas ele pode também ser mais estreito ou de maiores ou menores dimensões. Manufatti Cobogós





Exemplo de ambiente lindo e bem estruturado. Mesmo sendo uma exposição pode ser utilizado para separação de um jardim. A escolha do paisagismo fez um ótimo contra ponto com o COBOGÓ escuro. A moldura em cimento também dá um acabamento elegante. Ao fundo também podemos observar outros modelos em argila ( Manufatti Cobogós ).



Que ideia criativa e original, cada COBOGÓ foi envolto em uma estrutura em aço, formando uma luminária super moderna!!! Eu colocaria em minha casa!!!! ( Manufatti Cobogós )



Este elemento vazado em cerâmica branca foi utilizado de duas maneira, como divisória e também no teto, como uma espécie de pergolado. Ideia que pode ser utilizado em um corredor de passagem ou hall de acesso ( Manufatti Cobogós )



Nas próximas postagens falaremos mais a fundo sobre elementos vazados e COBOGÓS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TERRA ROXA: COR SUVINIL 2018

Continuando a série cores 2018, vamos comentar da cor escolhida pela marca Suvinil. A tendência são os tons terrosos, lembrando lugares rústicos e aconchegantes, buscando a harmonia entre pessoas e o elemento terra.  A cor é a Terra Roxa. Moderna, a tonalidade é marcada pela alegria e sofisticação. Com um tom rosado, deixa o ambiente acolhedor. Combina muito bem com plantas e folhagens verde, que também é uma outra tendência na decoração de interiores. A composição fica harmônica, marcante e traduz muito a personalidade de quem lá vive.  Uma composição bem neutra, a evidência fica por conta da parede que  faz a composição com as almofadas da mesma cor! Um cantinho agradável e aconchegante. As plantas fazem o contra ponto.  Uma simples pintura quebra a monotonia do ambiente, trazendo alegria para a sala de TV. Ousadia sofisticada para esse banheiro. a área molhada com revestimentos e acessórios neutros, o restante das paredes rec

CONTINUANDO.....

ADEGA Conceito: Esse é o canto do aconchego e das conversas mais reservadas. Quando pensamos em adega, logo associamos a um local voltado ao publico masculino. Aqui quebramos esse tabu, quando criamos uma decoração que também atende ao clube da Luluzinha. A adega feita em blocos de concreto é um misto dos conceitos jovem e industrial, além de ser funcional mantendo os vinhos na temperatura ideal. 

VITRINE MONTADA

Dando prosseguimento ao projeto da vitrine ( demorei um pouco, estávamos atarefadas....). Seguimos tendências de cores para decoração 2017 SALA DE ESTAR      Procuramos destacar o verde greenery destacando-o em vários cantos. Eleito pela Pantone como a cor de 2017, é um verde amarelado e seu simbolismo é de recomeço, otimismo e, ainda, segundo o Instituto, a cor representa a busca por mais natureza dentro de casa. O painel em sisal atrás do sofá Chesterfield dá ousadia e criatividade ao ambiente. A cadeira Charles Eames fecha esse ambiente com seu design único e elegante.  SALA DE JANTAR Tem como objetivo reunir familiares e amigos para datas comemorativas. Procuramos quebrar a seriedade e deixá-la mais descontraída. A estante na posição vertical traz dupla função, pois além de servir os dois ambientes, tem efeito decorativo podendo ser considerada como um biombo.